Ensino de Química

Especialização - EaD - UFABC

​               DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O CURSO


Sobre a Oferta de Novas Turmas


- Este curso abre novas turmas todos os anos? ou todos os semestres?

Resp: Não. A oferta de novas turmas do curso está atrelada a disponibilidade de verba no programa UAB/CAPES. Novas turmas podem ser ofertadas a qualquer momento ou pode ser que não mais seja oferecida uma nova turma novamente. A oferta de novas turmas depende de autorização orçamentária por parte da CAPES.


- Como fico sabendo da abertura de novas turmas?

Resp: Sempre que uma nova turma for autorizada para ser ofertada, as informações e o edital de seleção de alunos serão disponibilizados neste site. Também será realizado um trabalho de divulgação entre os ex-alunos do curso e as redes de ensino que possuirmos o contato.


Das Disciplinas e dos Encontros Presenciais do curso

1) Como é um curso oferecido no formato EaD?
Resp: No curso EaD são oferecidas disciplinas cujas atividades o aluno deve realizar em sua própria residência, sem a necessidade de comparecer diariamente ou semanalmente na Universidade. Para todas as disciplinas do nosso curso, o aluno deve acessar um Ambiente Virtual TIDIA e realizar as atividades propostas pelo professor. Ao término das atividades da disciplina, o aluno deverá comparecer pessoalmente a um Polo UAB para realizar uma avaliação presencial, ou seja, para fazer uma prova escrita sobre os conteúdos que estudou na disciplina online.

2) Quais são as disciplinas a serem cursadas nesta Especialização?
Resp: Os alunos deverão cursar 03 (três) disciplinas obrigatórias e mais outras 12 (doze) disciplinas do curso. Todas as disciplinas são oferecidas online, com atividades que duram um período de mais ou menos dois meses. Ao término das atividades online das disciplinas, o aluno deve comparecer ao Polo UAB para fazer uma avaliação presencial. O cronograma de oferta das disciplinas e das avaliações presencial (encontro presencial) está AQUI.

3) Qual é o cronograma de oferta das disciplinas do curso?
Resp: Para cada nova turma a ser oferecida, um cronograma de oferta das disciplinas é definido pela Coordenação. Este cronograma é divulgado durante o processo de seleção de alunos. Para a turma 2019, o cronograma está AQUI.

4) Qual é a duração total do curso?
Resp: O curso tem duração de 02 (dois) anos. Neste período, o aluno deverá cursar disciplinas as disciplinas online, fazer as avaliações presenciais, e apresentar um trabalho de conclusão de curso.

5) Onde são oferecidas as atividades das disciplinas?
Resp: Todas as aulas e as atividades das disciplinas são oferecidas online por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o TIDIA. O aluno poderá fazer as atividades onde estiver, desde que tenha acesso à internet: casa, trabalho, escola. Além das atividades a serem realizadas on-line para cada disciplina, os alunos deverão comparecer aos Encontros Presenciais para fazer as avaliações de cada disciplina.

6) Quantos são os Encontros Presenciais do curso?
Resp: Os encontros presenciais do curso são realizados após o término das atividades online das disciplinas. Os dias propostos para os encontros presenciais podem ser verificados no cronograma do curso. Geralmente, temos 01 (um) encontro presencial ao final de cada semestre, quase sempre no início de julho e no início de dezembro. No dia do encontro presencial, o aluno fará a prova todas as disciplinas que cursou online durante o semestre.

7) Como são as provas a serem realizadas no dia dos Encontros Presenciais?
Resp: As provas serão realizadas para cada disciplina que o aluno cursou durante o semestre. O modelo da prova é definido pelo professor da disciplina. Na prova, serão cobrados os conteúdos estudados pelo aluno durante cada disciplina. O professor, durante o oferecimento online da disciplina, apresenta como é o modelo da prova, quais serão os conteúdos exigidos na prova, como são as notas das atividades e a nota da prova, o que será preciso estudar para a prova e quais os materiais devem ser levados no dia da prova.

8) Onde são realizados os Encontros Presencias?
Resp: Os encontros presenciais são realizados no Polo UAB que o aluno escolheu durante o processo de inscrição no curso. Para cada nova turma, um conjunto de Polos UAB é definido e estará disponível no Edital de seleção de alunos.

9) Em que dia são realizados os Encontros Presencias?
Resp: As datas selecionadas para os encontros presenciais são geralmente sábados, no período das 09:00 as 13:00. Nos dias destes encontros, definidos no cronograma do curso, o aluno deverá comparecer ao Polo que escolheu para fazer as avaliações presenciais das disciplinas que já cursou.

10) Qual o Polo UAB devo me matricular? Pode ser em qualquer Polo da UAB? Posso fazer as atividades no Polo da minha cidade?
Resp: Para a oferta de cada nova turma do curso são definidos um conjunto de Polos UAB. Os encontros presenciais serão realizados somente nestes Polos definidos para cada nova turma. Durante o processo de inscrição, o aluno deve verificar quais são os Polos definidos e escolher um deles. O Polo que o aluno escolher durante o processo de inscrição será o Polo em que terá que fazer os encontros presenciais até o final do curso. Não será permitida mudança de Polo. Ao escolher um dos Polos da oferta, o aluno deve verificar qual é o mais próximo da sua residência para que possa comparecer nos dias marcados para o encontro presencial (provas).

11) Em qual sala do Polo eu farei a prova no dia do Encontros Presencial?
Resp: O aluno deve se encaminhar para o Polo UAB que escolheu levando os materiais solicitados pelo professor da disciplina. Ao chegar no estabelecimento, a Coordenadora do Polo irá encaminhar todos os alunos do curso para a sala que foi reserva para a avaliação. Os contatos dos Polos UAB que são parceiros do curso podem ser conferidos AQUI.


​12) Qual é o "diploma" obtido ao final deste curso?
Resp. Este é um curso de ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU, com público alvo para pessoas já formadas em graduação. Isso quer dizer que é um curso de pós-graduação. Ao final das atividades, os alunos aprovados em todas as exigências do curso recebem um CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, emitido de acordo com a resolução MEC/CNE/CES num 01, 06/04/18. O certificado é emitido em papel timbrado da Univ. Fed. do ABC - UFABC e assinado pelo Coordenador do curso e pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação.


13) Como posso "utilizar" o Certificado do curso para progredir na carreira?
Resp. A "possibilidade de usar" o certificado do curso para progressão na carreira vai depender do plano de carreira e das regras estabelecidas por cada município/estado/rede/escola.
      A "possibilidade de usar" o certificado do curso para pontuação/classificação de professores em processos de atribuição de aulas vai depender das regras estabelecidas pelo município/estado/rede/escola que o professor atua.

 
Gratuidade do Curso


- O aluno é responsável por ter acesso à internet para a realização das atividades online das disciplinas.
- O aluno é responsável por comparecer no Polo UAB para realizar as atividades presenciais das disciplinas (avaliação presencial).

- Não há cobrança de taxa de inscrição ou taxa de matrícula no curso.
- Não há cobrança de mensalidade no curso
- Não há cobrança para a emissão de Certificado, Histórico, Atestado ou qualquer outro documento relativo ao curso.
- Não há cobrança para cursar qualquer das disciplinas, nem cobrança por reprovação em qualquer disciplina do curso.
- Não há cobrança por material didático em qualquer disciplina. Não há venda, nem obrigatoriedade de aquisição de livro em qualquer disciplina do curso.
- Não há cobrança de mensalidade para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado no curso.
- Não há obrigatoriedade do aluno pagar mensalidade ou taxa para algum site da internet, serviço de email, softwares ou outros produtos comercializados online.


Do Processo de Seleção de Alunos

14) Qual é o público alvo do curso?
- Professores/as em exercício com atuação no Ensino Fundamental, na área de Ciências.
- Professores/as em exercício com atuação no Ensino Médio e/ou Ensino Técnico, na área de Química, Física ou Biologia.
- Professores/as com experiência em docência nas áreas Ciências, Química, Física ou Biologia que atualmente trabalhem em cargos ou comissões relacionadas à gestão escolar.

15) Qual é a formação necessária para fazer o curso?
Resp: Para ser aluno do curso é obrigatório ter um Diploma de Graduação. Pode ser Diploma de Graduação em qualquer área do saber, presencial ou à distância. Não é exigido que o candidato tenha se formado em licenciatura, em pedagogia, ou em qualquer área específica do saber.

16) Como faço para me inscrever?
Resp: A seleção de alunos interessados é realizada por meio de um processo que conta com um EDITAL de SELEÇÃO de ALUNOS. Neste edital, são estabelecidos os Polos, os documentos exigidos, e os parâmetros de classificação dos candidatos interessados.

17) Quais são os documentos exigidos para a inscrição no processo seletivo do curso?
Resp: Em cada EDITAL de seleção dos alunos são apresentados os documentos necessários para a inscrição. No edital são apresentados também os critérios que serão utilizados para classificar os alunos para as vagas do curso.

5) Como é o processo de seleção de alunos?
Resp: O processo de seleção é realizado totalmente online. O candidato deverá acessar um link para o formulário de inscrição onde preencherá seus dados pessoais e anexará os documentos exigidos. Somente os candidatos classificados para as vagas serão chamados para fazer a matrícula no curso.

18) Onde será feita a matrícula no curso?
Resp: Os candidatos selecionados para as vagas do curso deverão fazer a matrícula no Polo UAB que selecionou. No dia determinado para a primeira chamada de matrícula, os candidatos selecionados deverão ir ao Polo UAB com a documentação exigida, como a cópia dos documentos pessoais, a cópia do Diploma de Graduação e outros documentos definidos pela UFABC. Todos os candidatos selecionados são avisados dos dias e dos documentos a serem levados para a matrícula.

19) Posso me inscrever para o curso mesmo que atualmente não trabalhe como professor?
Resp: Sim, pode. Os candidatos que já atuaram como professores, mesmo que atualmente estejam em outra profissão, ou aposentados, podem se inscrever no processo seletivo. Caso o edital de seleção defina como um dos critérios de pontuação o tempo de experiência de trabalho no ensino público, será contabilizado o tempo de trabalho do candidato quando do período em que esteve na ativa, independente de quando foi.

20) Posso me inscrever para o curso mesmo que só tenha trabalhado em escolas particulares?
Resp: Sim, pode. Se o edital de seleção definir como critérios de pontuação somente a experiência de trabalho no ensino público, um candidato que somente tenha trabalho como professor em escolas partículas poderá obter pontuação igual a "0" (zero). Se, ao classificar os candidatos para as vagas do curso, em ordem decrescente de pontuação, os últimos posicionados estiverem com pontuação igual a "0" (zero), serão utilizados os critérios de desempate previstos no Edital.

21) Posso me inscrever para o curso mesmo que nunca tenha trabalhado como professor?
Resp: Sim, pode. Se o edital de seleção definir como critérios de pontuação somente a experiência de trabalho no ensino público, um candidato q
ue nunca tenha trabalhado como professor poderá obter pontuação igual a "0" (zero). Se, ao classificar os candidatos para as vagas do curso, em ordem decrescente de pontuação, os últimos posicionados estiverem com pontuação igual a "0" (zero), serão utilizados os critérios de desempate previstos no Edital.

22) Há algum modelo de documento para comprovar o período de disciplinas lecionadas?

Resp. Não temos modelo de documento.

      Deve ser um documento feito e assinado pelo responsável da escola, informando o dia que iniciou o trabalho e o dia que terminou o trabalho na disciplina (ou dia atual, se ainda estiver trabalhando).
      Pode ser um documento que indique somente a quantidade em anos ministrada na disciplina, independente de quando começou ou terminou. 
        O que importa é que precisa ser um documento assinado por um responsável, independente do modelo, e que possibilite identificar claramente a quantidade de anos e a disciplina ministrada.

23) Eu preciso já saber utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (TIDIA) para me inscrever no curso?
Resp: Não. A primeira disciplina a ser ofertada no curso é uma introdução sobre o TIDIA. Iremos definir uma senha e ensinar todos os alunos matriculados no curso sobre como utilizar as principais ferramentas deste Ambiente Virtual. O aluno contará com o apoio de um de nossos Tutores para tirar dúvidas sobre o TIDIA e sobre outras questões do curso durante todo o processo.


Ex-Alunos do Curso

24) Já fui aluno do curso mas precisei desistir antes de finalizar. Posso me inscrever no processo seletivo para a nova turma?
Resp: Sim, pode. Os ex-alunos do curso que porventura não conseguiram se formar poderão se inscrever normalmente no novo processo seletivo, concorrendo em iguais condições com os demais candidatos.

25) Como ex-aluno do curso, tenho alguma vantagem durante o processo seletivo para as próximas turmas do curso?
Resp: Não. Os ex-alunos do curso concorrem em iguais condições com os demais candidatos inscritos.

26) No caso de algum ex-aluno ser aprovado para a nova turma, este poderá solicitar equivalência da(s) disciplina(s) que já cursou e foi aprovado?
Resp: Sim.  As disciplinas cursadas em anos anteriores, no mesmo curso, poderão ser aproveitadas, desde que haja compatibilidade entre conteúdo e carga horária, e tenham sido cursadas há no máximo dois anos. O aproveitamento da disciplina deverá ser apreciado pelo coordenador do curso.

27) Caso um aluno consiga a equivalência das disciplinas que já cursou em outras turmas, ele precisará apenas cursar e ser aprovado nas demais disciplinas necessárias do curso?
Resp: Sim. Neste caso, o aluno deverá cursar as disciplinas que ainda não cursou de acordo com o cronograma de oferta da nova turma, nos polos de oferta da nova turma, e de acordo as datas de oferecimento da(s) disciplina(s) para a nova turma. O mesmo vale para o trabalho de elaboração e de defesa do TCC, que deverá ser apresentado de acordo com o cronograma para a nova turma. Não serão oferecidas disciplinas fora do novo cronograma, nem haverá a possibilidade de defesa do TCC antes do prazo previsto.